segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Reflectindo sobre...

Começo a pensar que não sabemos nada. Não sabemos nada de nada sobre o resto do mundo, sobre nós próprios, o universo, a mente humana. Ainda não temos resposta para as perguntas que nos perseguem há anos: DE ONDE VIMOS? QUEM SOMOS? PARA ONDE VAMOS? O QUE FAZEMOS AQUI? EXISTIRÁ VIDA PARA ALÉM DA TERRA? COMO NASCEU O UNIVERSO? QUEM DEU PRIMEIRO PASSO? Etc…
Muitos cientistas, pensadores e filósofos se questionaram muito ao longo dos séculos e até hoje ainda não encontraram resposta. Existem teorias sobre algumas destas questões, mas ainda não se sabe ao certo a verdade.
Agora pense: Porquê que sentimos tanta curiosidade? Porquê esta vontade de descobrir as respostas? Eu própria já não sei o que pensar. Para mim muitas destas perguntas são quebra-cabeças sem solução.
Tenho pena de não vir a saber todas estas respostas, mas acho que seria impossível sabe-las assim de repente. Não podemos inventar as respostas e também não podemos saber a verdade. É tão frustrante pensar no assunto.
E é ai que entra a religião. A religião com as suas verdades inquestionáveis sobre o mundo. E com as suas respostas que para muitos são puras verdades enquanto para outros pura ficção.
Acho que muitas religiões surgiram através de perguntas. De perguntas sem resposta possível. Por exemplo: imagine que há muitos anos não se sabia o que era a chuva e o que a provocava. Vem alguém que diz que é um deus a oferecer água aos seres da terra. Repare que na verdade a chuva não é provocada por deus nenhum. A chuva acontece devido a fenómenos que a ciência pode explicar e que lhe apresenta provas.
Uma coisa importante a que temos de dar atenção: a religião não apresenta quaisquer provas sobre os acontecimentos de que fala. No entanto a ciência apresenta apenas teorias e todas elas devem ter uma explicação lógica e têm de bater certo com o resto.
Eu sou uma pessoa que não acredita em tudo o que lhe dizem e sou também muito teimosa em relação às minhas teorias. Não acredito em nada que não esteja bem explicado e com provas aceitáveis. Sou ateia ou seja não acredito em deuses, no entanto a ciência atrai-me e enche-me de interesse e inspiração.
Acho que a ciência já fez muito por nós e ainda fará muito mais. É uma aposta para o futuro e desperta em mim uma esperança para a humanidade. Um dia anda virei a ser uma cientista ou uma bióloga de sucesso pois esse é um sonho meu e esforço-me para o conseguir.

5 comentários:

  1. As religiões aproveitaram-se sempre de todas essas perguntas ainda sem resposta, aproveitaram-se das inquietudes humanas e começaram a dar respostas nas quais os homens teriam de acreditar porque não seria possível comprová-las e essa crença dominou a mente da maioria dos homens e impediu-os de pensar... para mim essa é a maior causa do atraso da humanidade. Acreditar não é saber e nós fomos criados para saber, senão para que serviria a inteligência?
    A ciência quer saber mas também ainda não tem muitas respostas e também nega muita coisa só porque não compreende... não será isso também uma espécie de crença?
    Nunca desistas e tenhoa a certeza que encontrarás as respostas.
    Beijinhos. Micha

    ResponderExcluir
  2. Concordo com a tua teoria em relação à religião.
    Não sei bem é se concordo contigo em relação à ciência ser uma espécie de crença. Acho que a ciência não nega tudo aquilo que não compreende. A ciência apenas pede factos e provas, por isso confio mais nela.

    ResponderExcluir
  3. Eu também gosto muito de ciência e não penso que a ciência seja uma crença, o que me parece parecido com crença é negar o que não se compreende ou não tem provas. E quantas vezes a "ciência" deu como comprovadas esta ou aquela teoria que mais tarde se soube estar errada ?

    ResponderExcluir
  4. concordo muito contiggo! algumas religioes para alem de dizerem coisas que sabemos serem impossiveis por vezes tenta que nos deixemos de procurar, deixemos de pesquisar... mas essa nao e a natureza humana... vivemos para pesquisar e procurar e talvez a nossa vida s o faça sentido quando descobrirmos se estamos sozinhos no mundo ou nao e quando percebermos quando estamos aqui e a razao disto tudo :D

    ResponderExcluir
  5. tens toda a razao FoMo, concordo com dada palavra que desseste.
    As religioes podem ser intrepertadas de varias maneiras, isso é claro, mas é preciso pensar naquilo que é certo e naquilo que é impossivel, tambem é preciso saber intrepertar bem as coisas

    ResponderExcluir