terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Reflectindo sobre...

Não sei o que se passa comigo, mas agora todos os dias começo a ficar tão triste...
Sinto que nada tem significado, nada faz muito sentido.
O mais estranho é que, muitas vezes sinto que os meus próprios pensamentos me comovem, e chego a conclusões sozinha que a maioria das vezes isso deixa-me mais feliz, mas alguma coisa morreu dentro de mim, e eu ainda não percebi o quê.
Por dentro consigo encontrar algumas respostas, coisas realmente verdadeiras, mas, o que me causa maior tristeza é o facto de não conseguir exprimi-las.
Houve uma altura em que ainda era capaz de deixar sair de dentro de mim alguma luz para me mostrar o caminho, mas agora nem isso: sinto que já nem sequer consigo escrever nada daquilo que quero, é-me impossível transmitir as minhas ideias e objectivos porque não sei que palavras usar, não sei como posso fazer para partilhar a minha luz.
Por isso já não escrevo no Blog à bastante tempo: Perdi o meu sinal, sai do meu caminho por instantes e depois não fui capas de o encontrar. Já não sei sequer quem sou, não sei escrever ou exprimir-me, não sei se sou feliz ou não e não consigo falar com ninguém sobre temas tão delicados sem que as lágrimas me venham aos olhos. EU NÃO SEI NADA!
E só agora começo a perceber porquê. Eu estou a procurar e procurar algo que está mesmo à minha frente: procuro o caminho para a felicidade em vez de o seguir – Segundo diz Gandhi. Mas, apesar de já me ter apercebido disso, continuo a fazer o mesmo, e quanto mais procuro, mais me afundo na tristeza...

8 comentários:

  1. Quando estamos tristes não devemos tentar pensar pois os pensamentos que criamos são com certeza tristes também. Quando estou triste procuro ler os meus livros predilectos onde encontro conforto e os pensamentos com os quais tenho afinidade. Outra coisa boa é recordar momentos gratos, que nos trouxeram felicidade e assim voltar a senti-la.
    Não te aflijas... estás a crescer, a evoluir e não estás a perder nada... pelo contrário !! beijinhos

    ResponderExcluir
  2. obrigada micha, se nao fosses tu a compreender...
    tens muita razao, vou seguir esses teus concelhos, alias, ja estou muito melhor e ultrapassei tudo isso! beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Não sei se é bem isto, mas é algo parecido:

    “Não procures, perde-te em ti mesma e a verdade te encontrará.“
    (Acho que o autor é os Osho, mas depois confirmo).

    Aqui perder, significa re(encontro) connosco próprios. O que afasta a negatividade da palavra “perder“, é uma coisa boa.
    A vida é feita de “agoras- pequenas coisas“ e se juntarmos todos esses pedacinhos maravilhosos como se um sketch se tratasse, fazemos um filme maravilhoso !!

    ResponderExcluir
  4. Para mim também foi triste saber que te encontras tantas vezes triste. Na vida estamos sempre a perder e a encontrar. Lembra-te dos animais que estão sempre em renovação a cada Primavera... a história da águia que se renova, a pele das cobras que cai para crescer uma nova, o pelo da Bué que cai porque vai ficar calor e que surge quando vem o frio. A borboleta, essa então que passa por metamorfoses. Estas são mutações físicas, visíveis, mas a gente não sabe nem pode saber o que vai no entendimento desses bichos. Nós, seres humanos, com capacidade para nos exprimirmos, somos capazes de transmitir as nossas mutações emocionais e psicológicas, à medida que o nosso corpo também cresce e se altera. Mais do que a tristeza de sabermos que perdemos algo, como por exemplo a nossa infância ao crescermos, sabemos da luz que ficou e que lá está e é essa luz boa que queremos transmitir... mas entretanto o nosso pensamento vai encontrando coisas novas em que pensar, já não estamos só perdendo, também vamos encontrando algo novo, outras luzes que queremos também alcançar. Por outro lado, com a consciência e o conhecimento do mundo vem uma tristeza de sabermos que o mundo podia ser um lugar bem melhor e que não depende só de nós querer agir para o bem-encaminhar. Muitas vezes também fico triste de ter perdido a ilusão que temos na infância que o mundo é um lugar com coisas maravilhosas de descobrir... mas depois penso e sei que o mundo ainda é um lugar com coisas maravilhosas para descobrir. É isso que me faz querer viver e também descobrir que estou rodeada de pessoas maravilhosas como tu e a Micha e tantas outras fixes que devem andar por aí. Nós temos o poder de escolher o nosso caminho em cada encruzilhada. Mas mesmo sabendo isso, quando estou triste e sinto que falhei em alguma coisa, ouvir música ajuda-me muito a sair do sério e mostra-me que há tantas outros modos de sentir e de exprimir, que não estou só, que todos passamos por essa perda e essa crescimento, todos temos essa luz mais ou menos acesa dentro de nós. Vais muito bem encaminhada mantendo-a acesa dentro de ti iluminando o caminho da tua descoberta de ti própria e do mundo em geral. É bom querer fazer o melhor possível e tentar mas não podemos cercar-nos de obstáculos por não alcançarmos a perfeição absoluta. Somos humanos. Tens que encontrar o teu escape, a tua "música" própria, para os momentos em que te sentes infeliz, como faz a Micha para sair dessa.

    ResponderExcluir
  5. Olá Linda Borboleta

    Não sei quem és.
    Vi este post por intermédio de uma amiga velhinha a Paulinha Montez, mas uma coisa sei de certeza que és mais nova que eu e pelo que fui cuscar no teu perfil somos do mesmo signo, e por isso sempre inconformadas à procura da perfeição mas mulheres de garra e de muita persistência.
    Vais ver que à medida que fores caminhando na vida vais conseguir encontrar o teu arco iris e vais conseguindo reunir cada vez mais experiências felizes que te vão fazer criar um balanço muito positivo na vida.
    A vida é fantástica e devemos alegras-nos todos os dias quando acordamos :
    Opsss aqui estou eu para viver mais um novo dia de novas experiências e momentos únicos... hummm que bom. Vamos lá ver o que vou aprender... e ensinar hoje.
    È assim que tenho feito todos os dias da minha vida. É claro que também tenho tido os meus momentos de avaria no GPS, e não são poucos mas o grande segredo que te vou contar e que me ajudou muito a superá-los foi o aprender a organizar a minha vida como se organiza um escritório.
    E quem disse que às vezes a burocracia não é eficaz?
    Então vou passar-te este truque que acabei por aprender muito tardiamente, mas como a vida é feita de partilha, aqui vai.
    Habituei-me a dividir os diversos patamares da minha vida em compartimentos quase estanques e a não deixar que uns influenciem negativamente os outros, ou seja, tenho a minha vida arquivada em pastinhas que vivem na minha estante mental e que só as abro quando é estritamente necessário. Dessa forma vou vivendo os momentos mais felizes da minha vida e guardando os outros menos brilhantes que só voltam quando eu quero ou sou obrigada a isso. Se conseguires utilizar esta fórmula disciplinadamente vais ver que te tornas muito mais feliz.
    Por outro lado imagina que tens de viver num ambiente hostil 8 horas por dia. Afinal o dia tem 24H, então se ainda te sobram 16h para viveres intensamente e desfrutares da vida na sua plenitude, porquê ficar infeliz o resto do dia?
    Só te vou dar mais uma dica vive a tua vida com muito medo mas mesmo muito e agora vou dar-te as coordenadas do meu significado de medo.
    M ais
    E nergia
    D obrar
    O bstáculos

    Um beijinho e sê feliz

    Se algum dia quiseres falar comigo manda-me um email para tuxax1@gmail.com
    Teresa Sá-Chaves

    ResponderExcluir
  6. Adorei o comentário Margarida! É isso mesmo, apanhaste bem a ideia. Eu no inicio não, mas agora, e como estou a crescer muito depressa, já compreendi!
    Parabéns
    Beijinhos :)

    ResponderExcluir
  7. Obrigada Pelo conselho mãe. Podes não acreditar, mas já muitas pessoas me disseram isso, algumas deram-me esse mesmo concelho, (acho que uma delas foi a Cláudia).
    Não há dúvida de que tens razão, mas nem sempre é fácil seguir esses concelhos, porque quando estamos tristes, zangados, frustrados ou deprimidos, torna-se difícil pensar com clareza. Na verdade, dantes quando me sentia assim, ficava tão “cega” sobre o que realmente se passava que não fazia nada para combater essas dificuldades.
    Agora que estou mais consciente e me compreendo melhor, graças à meditação, (que me tornou mais observadora de mim própria), já me esforço para combater isso: ponho de lado esses obstáculos e tento pensar na origem deles… depois à que combate-los…

    ResponderExcluir
  8. Teresa, agradeço imenso que tenhas partilhado comigo esse teu truque para se ser feliz. Acho que o compreendi e vou tentar pô-lo em pratica.
    Se bem que com a minha vivencia, já tenho vindo a desenvolver uma forma de me manter feliz, por isso já ultrapassei vários obstáculos. Posso tentar partilhar:
    - É importante nunca se ser fundamentalista ou demasiado perfeccionista, (é um defeito que neste momento estou a esforçar-me para ultrapassar).
    - Devemos ser sempre verdadeiros, em qualquer circunstância. Em primeiro lugar é importante sermos sinceros com nós mesmos, mas para isso é preciso ser-se “observador” de nós mesmos. Quem se tenta enganar a si próprio é cobarde!
    - A coisa mais bonita é acreditar em algo, e vive-lo, caso contrario corremos o risco de nos sentirmos desonestos, ai a nossa consciência vai doer.
    - A Natureza é uma força magnífica, tudo o que faço é dedicado a ela! Se seguirmos os seus exemplos, seremos pessoas equilibradas.
    Espero que os meus concelhos também te ajudem amiga ;)

    Beijinhos

    ResponderExcluir