domingo, 20 de fevereiro de 2011

“A Natureza é a minha única religião”

Eu não acredito em Deus… Mas acredito em alguma coisa…
Acredito na Natureza, acredito em mim, acredito na União, acredito na Lógica.
Eu não sei se existe algum tipo de Deus, não sei se há mesmo alguma coisa consciente a gerir o mundo. Mas também não sei se não há.
Basicamente, custa-me a acreditar que exista algum tipo de Ser superior que tenha criado o Homem, a Terra, a Vida… Mas posso dizer que se olharmos à volta: Todas as coisas se completam. A Natureza completa-se. Tudo nasce, vive e morre. Tudo está ligado de alguma maneira! O sol aquece, a chuva molha, a vida acontece…
Para mim, o conjunto de todos estes fenómenos é o verdadeiro “Deus”, logo a Natureza é a meu “Deus”!

“A Natureza é a minha única religião.”

Também acho as filosofias Budista e Zen muito interessantes, e gosto sempre de aprender mais sobre as diversas religiões.
Na minha opinião, muitos dos documentos sagrados são mal interpretados e deveriam ser compreendidos mais como metáforas. Talvez assim eles fizessem mais sentido para mim…

7 comentários:

  1. Gostei ;).
    Também sou da opinião que muitos dos documentos Sagrados são muito mal interpretados- ou por outra- são interpretados como mais lhes convêm, e não como é. (até os evangelos).
    Mas, pelo que tenho observado e é um ditado popular, a verdade vem sempre ao de cima. E um dia mesmo que seja daqui a milénios, tudo se sabe !

    ResponderExcluir
  2. Não sei Margarida, há coisas que provavelmente nunca saberemos… ou pelo menos nunca teremos a certeza…

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito deste teu texto, fez-me lembrar as minhas conversas com a minha amiga Alessandra... há quanto tempo !! Ela defendia a existência de um deus baseada na igreja católica e eu contestava e dizia que não acreditava nesse deus, que não fazia sentido, mas por outro lado sempre senti, pressenti a existência de uma força superior e dizia-lhe: "existe alguma coisa muito superior a nós, mas eu não sei o que é".
    Hoje eu percebo como as religiões criaram um deus à semelhança do homem, um deus pequeno, inverossímel, castigador, enfim algo em que se tinha que acreditar porque nos estaria vedado o Saber. Hoje eu sei que a mente humana tem que crescer, evoluir muito para conseguir ir aos poucos abarcando a concepção de Deus. Penso que na Natureza está estampado o Pensamento Divino, dentro de nós próprios também há muito a descobrir e que nos ajudará a conhecer o Pensamento do Criador.
    Vamos basear a nossa vida na busca do conhecimento e enchê-la de afecto, sempre observando, sempre querendo o Bem e penso que assim vamos a cada dia sentindo mais a presença dentro de nós de esse Algo Superior.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Uau! Escreves muito bem... e tens um bom ponto de vista. Parabéns

    ResponderExcluir
  5. Obrigada amiga!
    Isso é importante vindo de ti! ;)

    ResponderExcluir
  6. Deus está aqui e em tudo,se vc não vê e não o sente está destraído, Spinoza explica bem sobre isso. Luz e paz a todos

    ResponderExcluir