segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

A Sociedade e a Mudança

As pessoas vivem sempre a fingir que não é nada com elas, que não tem culpa de nada, que vai ...ficar tudo bem! Vivem à sombra da ignorância, preguiça e desperdício! A sociedade não pensa, não vê o mundo com olhos de ver: está cega, e sinceramente “o pior cego é aquele que não quer ver”.
Essas pessoas não querem mesmo saber o que se passa do outro lado do mundo! Não querem saber da fome, morte, miséria nem das guerras. Preocupam-se apenas com elas, consomem, mimam-se satisfazendo os seus desejos mesquinhos.
Eu por acaso até já ouvi dizer que se tudo estivesse bem distribuído pelo mundo ninguém passava fome! É uma realidade, mas para uns terem muito, outros não têm nada. E como as pessoas são tão egoístas e têm uma mentalidade tão errada, torna-se difícil fazer algo que ajude mesmo a mudar o mundo: porque se as pessoas não mudarem, mais nada muda! E eu acho que é mesmo preciso mudar qualquer coisa para resolver problemas como:
- Da população mundial, 20% consomem 80% dos recursos do planeta.
- O Mundo gasta doze vezes mais em armas do que a ajudar os países em desenvolvimento.
- Cinco mil pessoas morrem todos os dias devido à poluição da água potável. Mil milhões não têm acesso à água potável.
- Perto de mil milhões de pessoas estão a morrer à fome. Mais de 50% dos cereais comercializados em todo o mundo são usados para alimentar animais ou para produzir biocombustíveis.

Quando ensinamos a uma criança que deve sempre fazer as pazes, que deve ser simpática para os outros, que deve partilhar o que tem e não ser egoísta, temos de pensar: Porque que muitos dos adultos (não todos, mas a sociedade em geral) ensinam uma coisa e fazem outra? Não é justo. Depois a criança cresce a olhar o mau exemplo dos adultos que diziam uma coisa e faziam outra. E esquece o que aprende fazendo o que vê os outros fazer.
Esta sociedade cria-se e transforma-se desta forma. E é claro que isso não é bom!

Também acho que a destruição das florestas, a desertificação, as mudanças climáticas, o aquecimento global, a destruição da camada do ozono e a extinção de muitas espécies são graves problemas que podem mesmo vir a prejudicar o próprio ser humano, ou melhor, já estão a prejudicar! Acho muito triste ver uma coisa tão preciosa e bonita a ser destruída: a Natureza. Ela é a nossa fonte de matérias-primas e é indispensável a sobrevivência, porque a vida faz parte dela.
Por causa da acção do Homem um em cada quatro mamíferos, uma em cada oito aves, um em cada três anfíbios estão em vias de extinção. As espécies estão a morrer a um ritmo mil vezes superior ao ritmo natural! Para alem disso ocorrem muitos outros problemas relacionados com o ambiente com:
- Da terra arável, 40% está degradada.
- A calote de gelo perdeu 40% da sua espessura em quarenta anos.
- Todos os anos treze milhões de hectares de floresta desaparecem.
- Das zonas de pesca, 3/4 estão esgotados, reduzidos ou correm esse risco.
- A temperatura média dos últimos quinze anos foi a mais alta de que há registo.
- Pode haver no mínimo duzentos milhões de refugiados devido ao clima em 2050.

Mas o Mundo ainda pode mudar… se as pessoas também mudarem...

2 comentários:

  1. Sim, é verdade. se cada um de nós transformar uma “pequena parte“ da consciência em que vivemos. A fome e a miséria no mundo deixa de existir...
    I hope !!-com muita força. :)

    ResponderExcluir