quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Vegan?? ou Não??

Segundo a Wikipédia, “Veganismo é uma filosofia de vida motivada por convicções éticas com base nos direitos animais, que procura evitar exploração ou abuso dos mesmos, através do boicote a actividades e produtos considerados especistas.”

A vida é construída por nós, cada um escolhe o seu rumo, por isso a vida é feita de escolhas.
Neste momento, eu tenho de fazer uma verdadeira escolha para a vida, uma escolha que só eu posso fazer. E a minha decisão ainda não é muito clara…

Recentemente, comecei a interessar-me muito por Veganismo, (mas já antes me interessava por Vegetarianíssimo).
Acho os princípios dos Vegans muito nobres: A defesa dos animais, a luta contra os maus tratos que estes sofrem, etc..
A alimentação Vegan também, pelo que me disseram, trás lucidez e ajuda ao raciocínio. Na verdade, após uns dias em que quase não comi carne nem peixe, notei alguma diferença e até comecei a meditar com mais facilidade…
Mas, por outro lado, esta prática pode tornar-se muito difícil de concretizar. Digo isto porque, por exemplo, na minha escola não servem menus de comida Vegan e seria impossível não tomar certos medicamentos e vacinas. Também soube há pouco tempo, através de uma professora minha, que os Vegans puros não têm relações com pessoas que também não o sejam, e acho que isso é muito Fundamentalista e Extremista.
Na minha opinião, tudo o que seja estremo não é bom, porque o equilíbrio é das coisas mais importantes da vida.
Acho que pode vir a ser pior, no que toca a exploração animal, eu vir a ter carências alimentares e depois ter de tomar comprimidos para as aliviar, e esses remédios são testados em animais, isso de certeza.

Pensei muito e ouvi várias opiniões. Cheguei à conclusão de que não vou ser nada Fundamentalista, a nível nenhum.
Vou ser como sou… deixar a Natureza seguir o ser rumo.
Não deixando de ser ecológica, de pensar, de me preocupar com coisas importantes, vou começar uma alimentação meio Vegetariana, meio Vegan… mas se for mesmo necessário e não existir outro alimento disponível, vou comer carne ou peixe (muito, muito raramente) … em menores quantidades.
Vou também passar a consumir produtos apenas de origem biológica: Alimentos, Produtos de Higiene, Roupa, etc…
Não vou esquecer a minha Filosofia dedicada à Natureza e Equilíbrio. Não vou abandonar as novas ideias que tenho aprendido com as minhas experiencias. Mas tudo sem exageros e perfeccionismos desnecessários.
Vou com calminha! ;)

Quero agradecer às pessoas que me têm dado concelhos, informações e que têm mostrado preocupação: Como o meu amigo João Leão (entre outros), a minha professora de Ciências do ano passado, a minha mãe e os meus amigos Vegans que são uma inspiração para mim… :)

Agradecia que todos os que lerem este texto me aconselhassem. Ou para reforçar a minha ideia de equilíbrio, ou para me corrigiram, porque não sei muito disto.
Peço então que me ajudem a tomar uma decisão tão importante para a minha vida.***

Eu não me vou estar a preocupar com o facto de ser ou não Vegan. As preocupações só trazem tristeza e frustração.
Apenas vou adoptar ideias que completem a minha Filosofia. Tal como a Natureza se completa… Acho mais importante sentir-me bem comigo, com os outros e com o Mundo sendo uma pessoa equilibrada e ecológica. :)

5 comentários:

  1. Cada vez mais me convenço que sim, devo ser Vegan ;)

    ResponderExcluir
  2. A tua intuição, é tua melhor “varinha de condão“, ela sintoniza as tuas lindas asas de borboleta, livres. Silencia, e escuta-a.

    ResponderExcluir
  3. Esse é um assunto que tem mesmo que ser bem pensado e parece-me que há vários aspectos a ter em conta. O ser humano está ou não está no topo da cadeia alimentar ? O nosso organismo está ou não preparado para digerir todo o tipo de alimentos ? Precisamos ou não de todos os constituintes dos diversos tipos de alimentos ?
    Por outro lado hoje em dia pratica-se uma pecuária intensiva que usa alimentos processados e com hormonas, o gado fica muitas vezes confinado e também se fala muito nos gastos enormes de energia para criar tanto gado para consumo humano. O consumo de carne é de certeza exagerado. Mas também há questões com relação ao uso de pesticidas na agricultura, além da questão dos transgênicos; até há aquicultura de má qualidade.
    E nós precisamos de nos alimentar, como fazer ?
    A opção pelo biológico parece-me boa, mas nem sempre é possível... o preço e a falta de oferta ainda têm um peso importante.
    Não consumir proteína animal requer bastante conhecimento a nível da composição dos alimentos para se fazer uma substituição conveniente, a mim parece-me que muitas das pessoas que fazem essa opção consomem demasiada soja, há quem pense que isso também é bastante prejudicial à saúde por que a soja é um alimento demasiado pesado para o organismo.
    Sei que as algas e os germinados são alimentos excelentes. Os cereais também são muito importantes e é possível comprá-los de boa qualidade.
    Quem puder ter uma hortazinha e cultivar alguns vegetais tem uma grande oportunidade de comer legumes saudáveis.
    Enfim, como em tudo, o segredo está no equilíbrio e no uso da razão... e neste caso também é preciso "ouvir" o nosso corpo, ele manifesta-se.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Amiga, disseste tudo e concordo.
    Mas mesmo assim eu acho que a forma desumana como os animais são tratados tem mais peso na minha decisão. Para alem disso sei de muitas pessoas que já praticam Vganismo há vários anos e que são muito saudáveis.
    Beijinhos

    ResponderExcluir