sábado, 26 de fevereiro de 2011

Perguntas difíceis sobre Veganismo

Tenho andado a pensar…

O Veganismo ensina-nos que todos somos vida e que todos temos o direito a ela. Ensina que nenhum ser vivo tem o direito de tirar a vida a outro.

Mas então e as plantas que os Veganos consomem? Essas plantas também são seres vivos. Se os animais merecem viver, porquê que as plantas também não o merecem?
Então e os outros animais que se alimentam de carne? Os leões, por exemplo, são carnívoros e isso faz parte da sua Natureza. Como é isso?

Ficava muito agradecida se alguém me desse boas respostas a estas perguntas.

Ver possíveis respostas nos comentários...***

21 comentários:

  1. Tânia Santos disse:
    "olha se queres que seja sincera, acho que isso é a lei da viDA.. tens que te alimentar de outros seres vivos para poderes viver, se assim nao fosse como é que vivias? assim como quando morreres outros seres vivos irao alimentar se de ti... faz tudo parte da vida, se assim nao fosse talvez nao conseguiamos vivier pois se ninguem se alimenta-se de nada havia" demasiado" no planeta, no final até acaba por equilibrar.. [é isto que acho]"

    ResponderExcluir
  2. Tânia,
    Claro que temos de nos alimentar de outros seres vivos. Mas podemos escolher que tipos de seres vivos.
    Saber que os animais sofrem muito para mais tarde poderes comer carne ou peixe. Acho isso desumano!
    Depois também há a exploração. Q...uando os animais passam a vida presos, fechados do resto do mundo e sem liberdade. Quando nós roubamos o que não nos pertence, por exemplo, retirando o leite às vacas e obrigando-as a procriar para haver sempre mais leite. Até vi num vídeo que uma livre uma vaca pode durar 25 anos, e presa raramente chega aos 5. E que uma as vacas livres produzem 5 litros de leite por dia, as presas produzem 60 litros!! Isso já não é nada natural mesmo!! :o NÃO É A LEI DA VIDA!!
    E sei de pessoas saudáveis que já praticam Vganismo há vários anos.

    As minhas dúvidas não são sobre a ética, mas sim sobre a Natureza. Eu sei o que é mais acertado a fazer, mas ainda tenho dúvidas sobre o porquê dos Veganos lutarem pela vida deixando de fora o facto das plantas também serem seres vivos!

    ResponderExcluir
  3. Tânia Santos dise:
    "concordo com tudo.. :D"

    ResponderExcluir
  4. Iolanda Santos disse:
    "Sara eu sempre tive essa duvida! e tb concordo com a tania do facto de ser a cadeia alimentar mas realmente essa sobrexploração é horrorosa!"

    ResponderExcluir
  5. Pois é amiga... está dificil de encontrar resposta...

    ResponderExcluir
  6. Vitor Magalhaes disse:
    "ola.sou vegetariano com habitos vegan.mas tenho algumas ideias que não são compatíveis com o veganismo.qt as perguntas,temos que seguir o que for razoável.é obvio que nao queremos tornar toda a vida selvagem em vegetarianos.qt as plantas...temos que comer algo.eu tenho uma escala de valores.tambem deves ter a tua.deves encontrar quem te de respostas mais elaboradas.eu gosto de coisas simples.boa noite para ti e vai dando noticias"

    ResponderExcluir
  7. Rita André disse:

    "Olá querida Sara :)

    A resposta que normalmente se dá à tua questão das plantas, é a de que as estas não são seres sencientes (com uma consciência e uma personalidade) como são os animais.

    No que toca ao leão, ou até mesmo à zebra que só se alimenta de plantas, é que são espécies que têm o seu organismo formatado para processar um só tipo de alimento, todo o seu sistema digestivo é adaptado a esse tipo específico de alimento. No caso dos carnívoros, é a saliva ácida para ajudar a decompor a carne o mais rapidamente possível, um tracto intestinal curto para que a carne não apodreça lá dentro e adoeça o animal, e por fim, visão nocturna, garras, dentes pontiagudos e um temperamento agressivo, para ajudar à caça. No caso dos herbívoros, a sua saliva é alcalina (neutra), os dentes crescem contínuamente devido ao desgaste que levam por mastigarem constantemente, um tracto digestivo comprido porque as plantas são digeridas mais lentamente que os alimentos de origem animal, e um temperamento usualmente calmo, porque não têm de caçar.

    Quanto a nós, humanos, somos omnívoros, temos a maravilhosa opção de escolher se queremos alimentar-nos de ambos os reinos (animal e vegetal), ou se só de um ou de outro.
    No entanto, a nossa saliva também é alcalina e temos intestinos de comprimento longo. Quer isto dizer que, se assim o desejares, não nasceste com o organismo formatado para digerir um só tipo de alimento, podes comer a carne que o teu organismo decompõe-na, porém, tendo em conta todos os problemas que advêm do consumo de alimentos de origem animal (colesterol, problemas cardíacos, cancros vários, contaminação ambiental, gastos colossais de água doce, gastos colossais de cereais que podiam servir para alimentar países pobres mas que servem para alimentar o gado, a crueldade com que os animais são tratados, desmatamento de florestas para a criação de gado, poluição atmosférica causada pela flatulência desse mesmo gado, etc), torna-se muito mais ético, responsável, saudável e sustentável, adoptar um regime alimentar vegano :)"

    ResponderExcluir
  8. Amiga, foste a que ate agora me respondeu melhor. Era mesmo isso que eu precisava de saber.

    Podes não acreditar, mas dês de pequena, quando ainda nem sabia o que era Veganismo, eu sempre tive umas ideias semelhantes.
    Por exemplo: As pessoas à minha volta queriam matar uma formiga, ou pisar um caracol, etc… E eu nunca deixava! Dizia sempre que eles mereciam viver tanto como nós!
    Quando conheci o Veganismo, as minhas ideias reforçaram-se mais.
    Mas as pessoas à minha volta ainda não compreendem muito bem estes princípios Veganos. E faziam-me sempre estas perguntas tão difíceis de responder. Para as quais não tinha resposta pronta, até agora..

    Fico-te mesmo muito agradecida. ;)

    ResponderExcluir
  9. Cristina Rodrigues disse:
    Existe uma diferença muito simples e que faz toda a diferença. Os animais têm sistema nervoso central, o que faz com que sintam dor, medo. As plantas não possuem sistema nervoso, logo não são seres sencientes e que sintam dor.

    ResponderExcluir
  10. Obrigada amiga.
    Mas se as plantas não sentem, então como reagem à luz, calar, água? E porquê que se diz que se falarmos com as plantas elas crescem mais??

    ResponderExcluir
  11. Andre Ⓥ Correia disse:
    "Sara e muito facil justificar o veganismo.
    Para produzir carne matam-se mais plantas que comendo os vegetais directamente. Ou seja um omnivoro nao so come animais como come mais vegetais que um vegano.
    Os leoes nao tem opsao, um humano na selva ou no meio do gelo tambem nao. No mundo dito civilizado so comemos animais se quisermos.
    Comer produtos animais nao tem nada de natural. O humano e a unica especie que explora.
    A unica forma de se ser perfeito e nao se existir."
    Ainda te resta alguma duvida?

    ResponderExcluir
  12. Cristina Rodrigues disse:
    "São seres vivos, logo alimentam-se, reproduzem-se, crescem. Mas certamente consegues perceber a diferença entre arrancar uma pétala de uma flor ou arrancar a orelha a um porco. E não tem a ver com o facto de um conseguir gemer e outro não, pois os peixes não têm voz e a ciência já provou que têm sistema nervoso central que os faz sentir dor."

    ResponderExcluir
  13. Bárbara Magalhães disse:
    "As plantas são seres vivos, mas não são sencientes. Reagem ao sol, á água, mas isso não significa que eles sentem. Uma batata não tem interesses, não tem relacionamentos, objectivos. Mas se quisermos fantasiar e achar que as plantas sentem ...e sofrem dores, MESMO assim, seria preferível comer uma cenoura do que comer uma vaca. Quando se come a cenoura, está-se a comer a cenoura. Quando se come a vaca, está-se a comer a vaca, e todas as verduras que ela comeu, ou seja, além de causarmos sofrimento à vaca, causamos a todas as verdurinhas... Mas isso é fantasia :)

    Quanto aos leões... Acho sempre piada que o ser humano passa a vida a considerar-se acima de todos os animais e plantas, mas quando é para "atacar" alguém que os fez sentir mal com o prato que tem à frente, já se consideram iguais aos anima...is e plantas. Aí acham que devem viver como animais e que sentem como as plantas... é incrível, muito conveniente, né? :)
    Os leões não pensam como nós. Os leões reagem a instintos. Eles ADORAM carne, comem-na crua, quente, comem vísceras a palpitar, comem olhos, unhas, peles, pêlos, tudo... Se realmente somos iguais a eles, porque temperamos a carne? Porque a cozinhamos? Porque disfarçamos o seu sabor? Se acha que somos iguais aos animais, por favor, corra atrás dum coelho, a salivar, crave os seus dentes no coelho, arranque-lhe um pedaço e mastigue. Não vai acontecer... sabe porquê? Porque nós não temos instinto de comer carne. Nós fomos ensinados a comer algo disfarçado, mas a nossa essência não é comer esse tipo de alimento.
    Experimente colocar uma criança com uma maçã e um coelho, e veja o que ela faz. Se encontrar uma que coma o coelho e brinque com a maçã, por favor, diga-me."

    ResponderExcluir
  14. Amigas, já percebi que têm todas razão.
    Eu aprecio muito os princípios do Veganismo, e não o estou a atacar. Mas para que eu acredite realmente nele preciso de o conhecer bem.
    Não estou a dizer que somos iguais aos outros animais (mas devemos ter os mesmos direitos), nem estou a dizer que devemos comer carne. Mas o meu pai diz que nós, seres humanos, temos uma dentição própria para a comer, e não só vegetais. E muita gente com quem já falei acha que o Veganismo vai contra a nosso Natureza (dai a minha duvida sobre os Leões). Eu não concordo com isso e acho que o Veganismo pode ser muito bom a todos os níveis. Mas é normal eu ter dúvidas visto que estou a começar agora a aprender sobre o assunto.

    Eu só queria ver as respostas que as pessoas mais experientes davam a estas questões. Porque apesar de eu defender muito os mesmos princípios que os Veganos, muitas vezes não sei argumentar nem dar uma resposta que convença os meus amigos da escola e a minha família.

    Já outras pessoas que praticam Veganismo me esclareceram muito bem e agradeço a todas elas. Já sei que as plantas não têm sistema nervoso e que por isso não sentem medo nem dor. E já sei que não podemos compara os leões, (que seguem o seu instinto e comem carne porque são carnívoros), connosco porque os seres humanos têm a capacidade fantástica de conseguir escolher a sua alimentação de forma racional.

    Muito obrigada pelo esclarecimento a todas. ;)

    ResponderExcluir
  15. http://www.youtube.com/watch?v=es6U00LMmC4&feature=player_embedded

    http://www.dailymotion.com/video/xnpmy_documentario-a-carne-e-fraca_animals

    http://vimeo.com/19608599

    ResponderExcluir
  16. Rita Oliveira Esteves disse:
    "sara, nós vivemos numa sociedade, como tal é essencial que exista uma hierarquia. os humanos estão destinados a comer animais, estes a comer outros mais pequenos, e assim sucessivamente. é a lei da vida. Ao alterarmos a nossa alimentação po...r 'pena' dos animais, estamos a ir contra a natureza, contra o que é estipulado. estamos a alterar os nossos hábitos baseando-nos no ditado "não faças aos outros o que não gostas que te façam a ti", mas estes são animais, não são pessoas,por isso não devem ser tratados como tal. é normal nos animais estes serem mortos para a nossa alimentação, faz parte da vida. alterar isso é incorrecto, na minha opinião.Lógico que não concordo com os abates excessivos e prematuros nem com a pescaria até à exaustão.cada um tem o seu estilo de vida e opinião e como tal, estou aqui a dar a minha opinião, não desvalorizando a tua. todos temos opiniões diferentes. E Sara, as crianças precisam de carne para crescerem, precisam de alimentação variada e como tal a carne é, e deve ser, uma das suas variações."

    ResponderExcluir
  17. Amiga, já tive muito que pensar em relação a isso. Mas acho que não podemos comparar o mundo como ele está agora com o que gostaríamos que ele fosse.
    Existe uma indústria por detrás da produção da carne, e os que tomam conta dela, não quere...m saber das pessoas, só pensam no lucro! Por isso muita da carne que consumimos nem é boa para a saúde. Isso não é a favor da Natureza acredita, e não há nada que eu valorize mais do que a natureza.
    Rita, ser Vegano não é ir contar a Natureza. O ser humano tem a capacidade fantástica de pensar e tomar escolhas. Por isso, como humanos podemos decidir a nossa alimentação. Isso sim faz parte da Natureza.
    A carne não é um alimento assim tão completo e não precisamos dela para viver nem para crescer porque existem outros produtos que substituem as proteínas! Então nos não comemos carne porque precisamos mas sim porque queremos.
    Esta é a minha opinião mas obrigada por partilhares a tua ;)

    ResponderExcluir
  18. Rita, quando dizes: “mas estes são animais, não são pessoas, por isso não devem ser tratados como tal.” Isso é sem dúvida Especismo.
    Nenhuma espécie deve ser considerada melhor que outra. Todos somos vida! Os outros animais sentem tanto medo como nós, e são explorados todos os dias até à morte. Creio que isso não faz parte da Natureza, por isso hoje em dia, comer carne é ir contra a Natureza!
    Eu já pensei como vocês amigos, mas tive quem me abrisse os olhos. Claro que também tive dúvidas em relação a esses princípios da cadeia alimentar fazerem parte da Natureza, mas depois percebi que é impossível enquadra-la no mundo de hoje em dia.
    Comer carne nem é assim tão saudável como se pensa. Nos matadores os animais ficam em filas, a ver o companheiro da frente morrer, e a saberem que a vez delas à de chegar. Ficam apavorados a stressados, por isso libertam na carne substancias tóxicas que depois nós consumimos. Hoje em dia a maioria da carne está “envenenada” com toxinas, logo quando a comemos estamos a ingerir veneno!
    Para alem de tudo isto, o consumo de carne provoca também a desflorestação das florestas para campos de cultivo com o fim de alimentar o gado de corte. Muitas pessoas pensam que a culpa disse é dos Vegetarianos e dos Veganos visto que eles é que consomem mais alimentos vegetais, mas na verdade esses campos servem mesmo para a produção de rações para alimentar muitos animais com o destino traçado para a morte. Quem consome carne está a contribuir para o aumento de dióxido de carbono na atmosfera e para a desflorestação!
    Visto que eu não quero contribuir para todos estes problemas, tornei-me Vegana. Clero que tem desvantagens, as vezes é difícil encontrar os produtos e abdicar de ouros, ou torna-se cansativo estar a ver os rótulos de tudo, mas eu acho que compensa. É mais saudável, ético e ecológico.

    ResponderExcluir
  19. Rita Oliveira Esteves disse:
    "Sara, especismo não é nada disso. especismo vem da palavra espécie. o ser humano não é uma espécie -.- especismo é quando se faz essa mesma discriminição em animais de espécies diferentes. acho que deverias ver o significado dessa palavra. ...percebi o que que querias dizer com isso, mas uma coisa, as necessidades de um cão são as mesmas que as de um ser humano?! tratas um cão como uma pessoa?! os cães fazem as mesmas coisas que os humanos? achas que têm os mesmos sentimentos?! o mesmo se passa com todos os outros animais. Somos todos seres vivos mas por alguma razão as pessoas são designadas por seres humanos. logo aqui há uma diferente. os animais não são iguais as pessoas. NÃO SÃO! devem ser tratados de maneira diferente, ou gostavas de ir à rua fazer as necessidades, não falar e nao ter um cérebro desenvolvido?! Hoje em dia comer carne NÃO É ir contra a natureza, pois isso dos mercados obscuros, não tenho dúvidas da sua existência, mas a carne que chega até nós (portugal, um país desenvolvido) não se enquadra nesse meio, até porque existem autoridades que controlam esse funcionamente e impedem que algo errado aconteça. Lógico que a carne não vem envenenada, isso é absurdo!!! em relação ao que tu referes como desflorestação para alimentar o gado, não percebo essa tua opinião depressiativa. então se tu, achando que as pessoas são iguais aos animais não queres que o gado se alimente?! estás a ver, estás a pôr diferenças entre os animais e os seres humanos, o que é impossível não as pores, mas mesmo eu e a maior parte da população que sabe que existem diferenças, lógico que concorda que os animais sejam alimentados. A alimentação é um bem comum nos seres vivos, isso sim. Mas parece que não concordas. o teu conceito de Vegan está um pouco trocado, e (conselho de amiga), acho que deverias investigar mais sobre o que é realmente este movimento."

    ResponderExcluir
  20. Rita, o ser humano é uma espécie sim, é um animal racional e eu valorizo isso. Acho que não devemos dar mais valor à vida de um ser vivo do que a outro, e isso, desculpa lá, mas para mim é Especismo!
    Achei ridícula a comparação que fizeste: “ou gostavas de ir à rua fazer as necessidades, não falar e nao ter um cérebro desenvolvido?!” Isso é errado, claro que nós não somos iguais aos outros animais, mas isso não quer dizer que tenhamos o direito de fazer o que fazemos com eles e não os respeitarmos. Nós não somos nem melhores nem piores. Só porque somos racionais não quer dizer que sejamos superiores a eles e que eles não tenham sentimentos! Somos todos vida, e acho que dar mais importância para os sentimentos dos seres humanos do que aos dos animais é Especismo. Eu pelo menos considero isso uma descriminação.
    E eu não disse que a carne vinha mesmo envenenada. Eu expliquei que quando os animais passam toda a sua vida presos a ser alimentados com rações para crescerem, e nos matadores quando vêm os companheiros da frente morrerem ficam nervosos e apavorados, libertam substâncias tóxicas na carne que podem prejudicar a nossa saúde. E isso que eu saiba não pode ser vigiado ou fiscalizado. Para alem do mais quem está à frente da indústria da carne nem sequer quer saber das pessoas, dos animais, do planeta, ou da saúde, só pensam no lucro!
    Não é por Portugal ser um país desenvolvido ou não que isso acontece amiga! A carne até pode ser vigiada e fiscalizada, mas há coisas que não se detectam e que fazem mal à saúde pública! Até acredito que o aumento do consumo da carne tenha alguma ligação ao aumento de pessoas com algumas doenças, porque as pessoas dos países desenvolvidos consomem demasiada carne!
    Amiga, não estou a tentar ir contra as coisas que dizes. Mas percebeste-me mal! Eu não disse que os animais não podiam comer por causa da desflorestação, expliquei que a produção em massa de carne está a prejudicar o planeta e isso já foi provado, (mas mais uma vez os tais que estão à frente dessa produção não querem saber).
    Pensa assim: A população está a aumentar, logo a produção de carne também tem de aumentar. Mas os campos de cultivo não chegam para a ração de tantos animais (o que NÃO faz parte da Natureza), então as florestas são queimadas para haver mais espaço para as plantações. E assim a produção de carne continua a aumentar, prejudicando muito o meio ambiente!
    E então se a Natureza é tão sustentável, uma coisa que a destrói não pode fazer parte dela! Logo, nos dias de hoje, comer carne já não faz parte da Natureza, vai contra ela!

    ResponderExcluir
  21. Olá, as suas dúvidas na verdade não são difíceis. São bem primárias até. MAs o erro está justamente na pergunta, o veganismo não defende que "que nenhum ser vivo tem o direito de tirar a vida a outro". O veganismo defende que não se deve explorar animais, pois eles são sencientes, sencíveis e conscientes. Possuem interesses, e esses interesses devem ser respeitdos. As plantas? As plantas não são animais (nós, seres humanos, sim somos animais, animais da espécie humana). As plantas sequer possuem sistema nervoso. Elas não são sencientes.
    No mais, animais explorados em fazendas industriais para virarem alimentação humana, são alimentados por usa vez de... plantas! A ração é feita de grãos de soja e milho... Além do pasto. Portando, quem está preocupado com as plantas, deve parar de comer animais, que por usa vez, comem muito mais plantas que vegetarianos. Tá conseguindo acompanhar o raciocínio?

    Quanto a animais carnívoros... Não tem absoltamente NADA a ver com veganismo. De novo, o veganismo é contra a EXPLORAÇÃO ANIMAL. Você acha que a alimentação NATURAL de animais, NATURALEMNTE CARNÍVOROS em seus habitats NATURAIS, é exploração? Pense...

    BAsta se informar de forma certa e refletir, que você mesma encontra as respostas para suas "difíceis" perguntas.

    ResponderExcluir