segunda-feira, 31 de maio de 2010

Diário de sentimentos

Uma vez referi que o pior sentimento que se podia ter era a saudade. Agora não tenho tanta certeza. Há quem diga que é a tristeza, há quem diga que é a raiva, há quem diga que é o ciúme. Mas para dizer a verdade, eu não sei. Não posso concluir qual é o sentimento que magoa mais, que nos come por dentro, que nos faz pior… Sei que os sentimentos variam de pessoa para pessoa, dependem das circunstâncias e da forma como vemos os casos. Na minha opinião, quando estamos tristes pensamos logo que a tristeza é o pior de todos os sentimentos, mas quando estamos com raiva pensamos que é a raiva, e assim com todos os sentimentos negativos. Ou seja a nossa opinião varia consoante aquilo que estamos a sentir. Ultimamente sinto-me desequilibrada, deslocada. Não estou bem comigo, sito raiva de mim. Irrito-me muito facilmente com tudo e com toda a gente. Ando triste. Penso que a causa da minha tristeza seja muito simples: como tudo na vida, as emoções têm altos e baixos, por isso quanto mais alto formos, maior é a queda. Posso verificar isto, pois pouco antes de me ir a baixo, andava feliz, bem com a vida, bem comigo própria. Sentia-me livre, organizada, que todos gostavam de mim, que tinha amigos e que estava bem com a família. Tudo em prefeito equilíbrio. A vida profissional e pessoal em harmonia. Comecei a sentir que, aos poucos, a minha alegria ia diminuindo… diminuindo. Tentei falar com os meus amigos mas acho que eles não percebiam bem o que eu queria dizer. Os problemas começaram a aumentar: os testes, os trabalhos... E é claro que eu comecei a ficar mais cansada, a ter menos tempo para mim, para pensar na vida. Sei que isso é normal, mas desta vez o meu stress era diferente, porque não era só a escola que me preocupava. Agora estou a recuperar, mas ainda não estou a cem por cento. Faz parte do crescimento. Ainda tenho alguns problemas, porque me irrito com muita coisa ultimamente, mas depois passa... Agora, neste momento o sentimento que mais me faz doer é estranho, não sei identificar qual é porque é abstracto, mas deve ser muito normal. Apesar de eu não o ser ás vezes, mas isso não é mau...

3 comentários:

  1. a melhor coisa da vida é nos conhecermos bem... esse sentimento estranho que tens deve fazer parte deste teu auto conhecimento...parabéns pela sua auto análise...eu conheço muitos adultos que não tem nem 10% da sua lucidez...beijo grande...da tia

    ResponderExcluir
  2. Estas fases de desconforto são boas para nos conhecermos e percebermos por onde é o caminho.
    Confia.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Fico muito agradecida as duas.
    Fico feliz por saber que sou lucida e que tenho conciencia de quem sou.
    Joana, nao procures o cominho, apenas segue-o.

    ResponderExcluir