domingo, 13 de junho de 2010

Auto-renovação

A águia é a ave que possui a maior longevidade, pode chega a viver 70 anos.
Aos 40 anos, está com as unhas compridas e flexíveis, por isso não consegue agarrar as suas presas de que se alimenta. O bico alongado e pontiagudo curva-se. As asas estão envelhecidas e pesadas devido à grossura das penas, e voar torna-se difícil.
Então, a águia só tem duas alternativas: morrer, ou enfrentar um doloroso processo de renovação que irá durar 150 dias.
Esse processo consiste em voar para o alto de uma montanha e recolher-se num ninho próximo de um paredão onde ela não necessite voar. Então, após encontrar esse lugar, a águia começa a bater com o bico numa parede até conseguir arrancá-lo. Após arrancá-lo, espera que nasça um novo bico, com o qual vai depois arrancar as velhas unhas. Quando as novas unhas começam a nascer, ela começa a arrancar as velhas penas. E só após cinco meses sai para o famoso voo de renovação.
Depois desta longa e dolorosa renovação, a águia está pronta para viver mais 30 anos.


(Retirado de várias fontes)

Ás vezes nós também precisamos de nos renovar, de nos afastarmos do mundo exterior. Precisamos de nos tratar, de um tempo só para nós, ou mesmo apenas para descansar.

Quando estamos fartos, cansados, saturados pelo trabalho, pelas obrigações e responsabilidades. Pela repetição cansativa do dia-a-dia. Quando já não aguentamos estar perto das pessoas, mesmo que estas sejam nossas amigas. Todos nós sentimos isto ás vezes. Devemos seguir o nosso instinto. Não é saudável continuar a torturámo-nos.

Não sei que se isto também se passa consigo, mas ás vezes sinto uma falta de liberdade ligada á sociedade, ás responsabilidades, á família e amigos, ao trabalho, á casa. Um dia acordar e repara que a sua vide é sempre igual, todos os dias.
Nunca sentiu que precisa de um tempo só para si? Um tempo para relaxar, para se tratar.
Quando oiço o tema “Paciência” de Lenine, a primeira coisa que me vem á cabeça é mesmo esta: Tudo em nós pede calma, tempo, espaço para nós, descanso. Precisamos de nos conhecer melhor a nós, tempo para pensar na vida…

“Quando tudo pede um pouco mais de calma…”

“Até quando tudo pede um pouco mais de alma…”
“A vida não para…”

Esta história sobre as águias pareceu-me muito interessante. Contem uma verdadeira lição.

Como sei que devemos aprender com a natureza, acho que devemos seguir o exemplo das águias, aprender com elas.

Devemos levar a auto-renovação como um verdadeiro ensinamento da mais sábia foça do mundo: a natureza.

3 comentários:

  1. É mesmo formidável !!! Mais uma bela lição nos dá a Natureza. Como a águia real devemos nos livrar de tudo o que não nos serve. A águia faz isso instintivamente, nós temos que aprender a fazê-lo com a nossa sensibilidade e inteligência, não será tarefa simples, é um processo gradual que, penso, durará toda a vida de quem se dispõe a isso...
    Com calma, paciência, muita vontade e amor tu vais lá, linda Borboleta !!

    ResponderExcluir
  2. Grande lição mesmo...subscrevo as paravras da Micha...beijinhos

    ResponderExcluir
  3. acho maravilhoso, as coisas que se apreendem a fazer com a natureza, liçoes fantastias para aprender

    ResponderExcluir