sexta-feira, 18 de junho de 2010

Desejo do dia

Hoje sinto que o que mais quero é crescer.

Desde sempre que tudo se desenvolve, cresce, se modifica, se transforma. Isto também se passa connosco: desde que nascemos até que morremos, todos nós passamos pelo crescimento. Não só a nível físico, como também a nível mental, sentimental e espiritual.
Todos nós acabamos por aprender alguma coisa importante na vida: aprendemos a ser, a estar, a amar, a fazer, e até aprendemos a aprender.
Um dos passos que considero o mais importante no crescimento de uma pessoa é aprender a ser feliz, ou ganhar consciência das coisas. É preciso aprender a pensar na vida: não só nos problemas, mas também nas coisas boas. Temos de questionar tudo, não podemos aceitar todas as respostas que nos dão, é preciso saber escolher e distinguir o certo do errado.
Uma vez, já há alguns anos, tive uma excelente professora de História. Era uma simpatia, muito querida para os alunos. Um dia ela disse à turma uma coisa muito importante para mim. Sem dúvida uma lição de vida para crescer e ser feliz. Ela mostrou-me que apesar de tudo, podemos viver bem e ser felizes: explicou-me que tentar olhar sempre o lado positivo das coisas é bom, mas que também temos de tentar resolver os problemas. Ensinou-me que devemos apreciar todos os momentos da vida: quando se sentir que o Verão está a chegar, aquela sensação de conforto, devemos aproveitar; quando se sentir que as pessoas gostam de nós, aquela sensação de acolhimento, devemos tirar proveito; quando se sentir que o Natal está a chegar, aquela sensação de felicidade, devemos tentar sentirmo-nos bem com isso. Se tentarmos pensar desta forma já é meio caminho andado para crescer e ser feliz.
Penso que já consigo pensar dessa forma, mas nem sempre. E por experiência própria posso dizer que realmente ajuda bastante a ganhar consciência das coisas, de nós, dos nossos sentimentos e da nossa própria vida.

3 comentários:

  1. A gratidão é o segredo da felicidade.
    Recordar com carinho todo o bem recebido, todo o bem vivido é renovar os sentimentos. E que maravilha é descobrir aquilo que nos faz feliz !!
    Que bom que é já saberes que só com consciência é possível tudo isso!!

    ResponderExcluir
  2. Ai Ai Borboleta!! Crescer as vezes doi e quando isso acontece a gente fica tempos a pensar na dor e esquece que existem outras coisas melhores e que nos trazem felicidade...
    Muita gente passa a vida toda a procurar a felicidade como se fosse um pote de ouro...mas aqueles que realmente são felizes a encontram nos momentos pequeninos que podem passar desapercebidos...

    ResponderExcluir
  3. a felicidade nao deve ser procurada, que a procura apenas perde tempo e se sente cada vez mais infeliz, a felicidade simplesmente tem de ser vivida, é facil... "nao procure, encontre"..

    ResponderExcluir