terça-feira, 15 de junho de 2010

O futuro da Humanidade

Hoje, durante um passeio nocturno, conversei com o meu pai. Falámos de muitos assuntos: Natureza, Biologia e História da Terra e da humanidade.
Fizemos diversas perguntas e questionámos as suas respostas. Discutimos e argumentámos vários assuntos.

Durante este passeio, comecei a pensar melhor sobre uma questão que há muito permanecia na minha cabeça:

Qual será o destino da humanidade?
Qual o seu futuro?
Eu tenho a minha opinião, e é claro que a sua pode ser diferente.
Penso que o Homem se está a auto-destruir (quando estamos a prejudicar o ambiente, a fabricar alimentos cheios de porcarias que só fazem mal à saúde e que provocam doenças graves como obesidade, ou quando construímos uma sociedade artificial, ou seja, de certa forma, a nossa sociedade apenas vive rodeada de coisas falsas, desde os alimentos ao ar que respiramos, nunca podemos dizer que é cem por cento natural, e na minha opinão é esse ambiente em que vivemos que provoca o aumento do cancro.)
Mas por outro lado, consigo ver uma salvação, não só para o Homem como também para o planeta: (segundo um documentário que vi), o ser humano possuiu a tecnologia suficiente para resolver muitos dos nossos problemas, mas infelizmente estes não são economicamente rentáveis.
Em muitos filmes e documentários que vi, reparei que existia uma certa esperança: que os avanços na ciência nos poderiam salvar, que as energias renováveis eram uma aposta para o futuro, ou que a sociedade se tornava perfeita.
Tanto eu, como provavelmente toda a gente, gostaria que assim fosse. É claro que não podemos ver tudo cor-de-rosa, mas também não convém sermos logo pessimistas em relação à situação.

Não querendo desiludir, nem retirar as esperanças, acho que a humanidade se vai mesmo auto-destruir, ou pelo menos se continuarmos a este ritmo. Mas ainda tenho algumas esperanças.


E agora fazendo-lhe uma pergunta directa:
Qual é a sua opinião em relação a este assunto?

Acredita na salvação da humanidade pelos avanços nas ciências e da tecnologia?

Ou também acha que a humanidade se vai auto-destruir?

4 comentários:

  1. A questão não é se as pessoas acreditam nessa possibilidade. A questão é se as pessoas estão realmente dispostas a agir em conjunto para mudar esse fatalismo. E é estranho porque elas mais depressa ou mais de vagar vão ganhando consciência de que é preciso que mude para não acabar o mundo... mas esse é um problema, elas não se apercebem todas ao mesmo tempo nem decidem agir em conjunto... muitas acham que basta elas próprias mudarem e já é uma grande coisa! Mas quanto a encararem os problemas que estão criados de frente... e pensam que não têm poder para lutar contra os poderes que erguem esse mundo artificial... e não têm, só mesmo juntas têm força! Por isso vão avançando e recuando, umas vezes dão dois passos atrás para depois darem um em frente... espero que a tua geração dê esse passo porque esta minha ainda está na maioria a andar para trás!
    Que belo passeio esse teu que deu para pensar!
    Boas férias.

    ResponderExcluir
  2. Eu sou uma optimista por natureza...e acredito que os jovens é que poderão mudar tudo isso...

    ResponderExcluir
  3. Eu penso que o futuro dos seres humanos é a evolução. O que não evolui tende a desaparecer. O homem faz parte da Natureza e não pode ter a veleidade de pensar que pode servir-se dela sem respeito porque a destruição da Natureza significaria a destruição dele próprio... a Natureza busca sempre o equilíbrio e o Homem inteligente também. Cada um de nós deve fazer a sua parte e lutar para mudar, a própria Natureza ajudar-nos-á !!


    Gosto muito deste novo visual !!

    Beijinhos e força !!

    ResponderExcluir
  4. eu stou disposta a lutar pelo mundo, sonho que um dia vou mover massas com a força das minhas palavras e assim mudar o mundo e ficar reconhecida na historia, mas nao sei se isso sera possivel, ninguem me vai ouvir, mas posso tentar...

    ResponderExcluir