segunda-feira, 28 de junho de 2010

Reflectindo sobre...

Ando a ler um livro: “Siddhartha” de Hermann Hesse.
O livro é sobre a história e o pensamento de um grande homem. Siddhartha é o nome desse homem que descobriu o caminho para a sabedoria e para a libertação da dor e do sofrimento através da meditação, do pensamento e da concentração.
O autor deste livro, que ganhou o prémio Nobel da literatura, para mim tornou-se um herói. Porque, na verdade, um homem que é capaz de escrever um livro com tão boa qualidade e repleto de sabedoria e de ensinamentos para a vida, só podia ser um génio.

Ainda não li o livro todo, apenas li metade, mas este livro ensina-nos as coisas mais importantes da vida e para além de toda a vida.

Para se compreender a filosofia contida nas páginas deste livro, é necessário pensar, reflectir sobre ele, quase meditar.
No livro, Siddhartha diz algo que parece simples: “Encontraste a libertação da morte. Conseguiste-o pelo teu próprio pé, através da reflexão, da meditação, do conhecimento, da revelação. Nada conseguiste através de doutrinas!”

Parece que quando se lê estas palavras se entende imediatamente o seu significado. No entanto, para se compreender, é necessário reflectir bastante.

Eu mesma reflecti e entendi, interpretei. Tal como qualquer um o pode fazer.
Tanto tempo que procurei um mestre. Tanto tempo que quis ter uma ajuda, uma orientação de um sábio, de um mestre na área da meditação. Bem que eu queria encontrar o meu caminho para a luz, para a libertação com a ajuda certa. Mas agora entendo que apenas eu, e só eu, me posso guiar na meditação, orientação, reflexão e compressão do meu ser em direcção à luz e à libertação da dor e do sofrimento.
E assim, de folha seca que deixa que o vento a leve, passarei a estrela que segue sempre a sua órbita, o seu caminho, sem que nada a desloque, a perturbe ou a desvie. Se ler o livro também vai compreender o que quero dizer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário